Com 10 anos de atraso, obra para a Copa de 2014 fica pronta em Porto Alegre
09/04/2024
Duplicação da Avenida Tronco, que liga regiões Sul e Leste da Capital do Rio Grande do Sul, começou em maio de 2012. Demora no assentamento de moradores que precisaram ser realocados é uma das explicações para o prazo. Panorama da Avenida Tronco
Reprodução/RBS TV
A duplicação da Avenida Tronco, obra prevista para a Copa do Mundo de futebol de 2014 em Porto Alegre, foi entregue na manhã desta terça-feira (9), com 10 anos de atraso.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao longo de 6 km, que ligam a Zona Sul à Zona Leste, foram construídos corredores de ônibus e ciclovias, em um investimento de R$ 83,2 milhões. Os recursos foram obtidos pelo município através de contratos de financiamento, mas o dinheiro não garantiu agilidade nas obras, que começaram em maio de 2012.
Uma das causas apontadas pelo poder público para a demora foi o reassentamento de pessoas que moravam no trecho das obras. Cerca de 1,5 mil famílias viviam na área de duplicação da avenida. Algumas aceitaram o valor oferecido pelos imóveis, outras receberam um bônus-moradia enquanto aguardam a construção de condomínios.
O valor aplicado para a realocação de todos chegou a R$ 300 milhões. A última moradora aceitou o acordo para sair de casa somente em dezembro de 2021.
Obra da Avenida Tronco é entregue em Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
Impacto
A principal mudança é da Avenida Teresópolis para a Avenida Tronco. Agora, os motoristas podem seguir da Zona Sul para a Avenida Moab Caldas.
Ao todo, 48 linhas de ônibus vão poder passar pela região em um trajeto mais rápido. Confira como ficam os itinerários.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a projeção é de que o motorista ganhe até 20% de tempo se fizer todo trajeto da Avenida Tronco, saindo da Perimetral e indo para a zona sul.
"Temos um sistema semaforizado bastante moderno. Há uma onda verde até a região do shopping. É atravessar praticamente em um sinal só. Interliga três grandes avenidas: Tronco, Cascatinha e Perimetral. E isso traz uma série de mudanças que vamos acompanhar para ver o impacto disso", explica o Pedro Bisch Neto, diretor presidente da EPTC.
Avenida Tronco faz ligação de regiões de Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
Como fica o trânsito
No sentido bairro-centro, o trânsito foi liberado da Teresópolis para a Moab Caldas, entre a Travessa Viamão e a Carlos Barbosa.
Já no sentido Centro-Bairro, a liberação ocorre no acesso da Rua Bispo Laranjeira para a Gomes Carneiro, bem como na passagem da Gomes Carneiro para o Centro, cruzando a Avenida Tronco.
Outras vias, como a Gastão Mazeron, também estão totalmente liberadas. Alguns locais ainda vão passar por melhorias, como os corredores de ônibus. A projeção é de que essas obras sejam concluídas até julho deste ano.
Trânsito na Avenida Tronco, em Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS