Segunda maior do Brasil, escadaria de Guaíba retrata história da Guerra dos Farrapos
10/04/2024
Composta por 132 degraus, escadaria é distribuída em sete lances de aproximadamente 18 degraus cada. Cada um descreve locais históricos da cidade onde começou a revolução, em 1835. Escadaria "Farroupilha" em Guaíba
Divulgação
Uma das mais magníficas obras de arte com a temática da Revolução Farroupilha foi inaugurada em Guaíba, cidade onde começou o conflito, em 1835. É a revitalização da Escadaria 14 de Outubro, que tem 132 degraus divididos em sete lances.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Cada lance forma um painel com imagem relacionada à guerra, no formato mosaico, como o obelisco localizado na Praia da Alegria, às margens do Guaíba, por onde os revolucionários iniciaram a invasão da Capital.
As imagens que formam os painéis da escadaria, considerada a segunda maior do Brasil no estilo, foram criadas pelo artista visual Leo Filho, de 62 anos, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Seu topo dá acesso ao sítio histórico onde foi planejada a invasão de Porto Alegre, com vista para o Guaíba. No local, aberto à visitação, funcionam a casa onde viveu o herói Farroupilha Gomes Jardim e o Museu do Gaúcho.
A inauguração da escadaria aconteceu na sexta-feira (5), com show de Mano Lima e Gaúcho da Fronteira e apresentações de CTGs locais. Parabéns, Guaíba!
Imagem retratada em painel na Escadaria 14 de Outubro, em Guaíba.
Leo Filho/Reprodução